BLOG DA LIGIA 

03/02/2021

O MAGO - O GRANDE ARQUITETO - TARÔ

Como sabemos os atributos principais do Arcano " O Mago " são em geral:

- Iniciativa

- Projetos novos

- Aspiração

- Recomeço

- Ferramentas a mão

- Vontade

- Idéias

- Criatividade

Ok, ok, já sabemos que ele poder ser muito favorável no jogo, já que detém as ferramentas para executar todas as magníficas idéias que surgem em sua mente.

Mas, "chega aqui", será que é só isso?

Definitivamente não! E neste artigo quero falar desse arcano quando ele está no seu lado sombrio ( o que não o faz bom ou ruim, apenas mais profundo ).

Vejamos, o Mago por ter tanto, perde um pouco dos seus projetos, são muitas idéias e projetos que se apresentam e necessitam de muita persistência para que seja concretizado. Ou seja, temos distração aqui.

Quando o Mago se apresenta para mim em uma leitura e ele está refletindo seu lado sombrio, o que se destaca é sua capacidade de arquitetar grandes e fenomenais planos para conseguir o que deseja, e assim furar a fila e encurtar o caminho para seu desejo. Pois quando ele está focado em uma vontade, idéia, desejo, ele não medirá esforços para conquistar, e os meios usados para esse fim, geralmente são um tanto imorais, porém grandiosos.

Sim, O Mago é o que realmente detém os mais explêndidos e bem arquitetados planos, claro que com uma certa maldade e muita dose de improviso quando algo sai de contexto.

Tomemos os exemplos de vilões das novelas. Desde o início da novela, o vilão se apresenta como amigo da mocinha ou mocinho, e usa todo seu poder para tecer teias em que todos caem, e sem nunca descobrirem o grande arquiteto das maldades sofridas pela mocinha ou mocinho.

Pois é, esse é um arcano em que devemos ficar atentos, pois quando nos damos conta, já estamos no meio do furacão e ainda escutando os conselhos do nosso próprio inimigo. Podemos dizer que uma boa frase seria a do filme: "Dormindo com o inimigo" ou para refletir mais acerca desse grande arquiteto, uma frase de John Constantine: "Se você souber escolher as palavras certas, você pode convencer uma pessoa a fazer quase tudo."

Voltanto a novela. Será que o arcano O Diabo não cairia melhor? Não, e te explico:

Apesar do Diabo ser extremamente ardiloso, inteligente, ter uma lábia que até os Deuses se rendem, o Diabo se mostra muito antes que o Mago, ele quer (pelo seu ego) os créditos para ele e por isso se expõe. No Diabo sabemos quem é nosso inimigo.

Já o Mago trabalha por baixo dos panos, não se mostra, faz as pessoas a sua volta colocarem o seu elaborado plano em funcionamento, e só vai realmente se mostrar, ops, ele não vai se mostrar, nós que vamos decobrir com o tempo e alguns erros nos imprevistos que ocorrerem no plano desse arquiteto, afinal de contas, nenhum crime é perfeito e assim sendo, uma hora ou outra, alguma ponta solta vem a tona e é aí que o Mago é descoberto.

E tem mais, ele só vai parar quando for exposto a todos, é o ato de expor todas as suas ardilosas atitudes, que fará com que ele cesse e suma, sem isso, ele sempre vai tentar juntar as pontas soltas.

Nossa, mas ele é pessimo então? Claro que não! Eu falei mais sobre o seu lado sombrio e mesmo se levarmos em consideração apenas esse lado, aqui teríamos várias ferramentas positivas, dentro de uma situação específica, como um poder criativo, de improviso e de manipulção incríveis, dentro de certa questão.

Fora que o mago em sua forma de luz, vem nos trazer recomeços que são maravilhosos, com idéias, vontade, iniciativa. Só não esqueça que ele precisa ter persistência, senão não vai concretizar nem o projeto A e nem o projeto Z. Mais foco, Magos!

Ligia Chizolini